segunda-feira, 2 de julho de 2012

DETECÇÃO DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICO


APLICABILIDADE DOS CONJUNTOS PARA DETECÇÃO DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS NO LEITE EM PROPRIEDADES LEITEIRAS
C.H. Corassin & C.A.F. Oliveira
Departamento de Nutrição e Produção Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/Universidade de São Paulo, Av. Duque de Caxias - Norte, 225, CEP 13630-000, Pirassununga, SP, Brasil.

Este trabalho apresenta os principais critérios para a utilização de conjuntos de reativos comercialmente disponíveis para a detecção de resíduos de antibióticos no leite em propriedades rurais, particularmente no produto individual de vacas leiteiras. O desempenho dos diferentes tipos de conjuntos é analisado à luz das informações relativas às taxas de falso _ positivos e especificidade que apresentam em condições de campo. Considerações são feitas sobre a relevância da análise de resíduos de antibióticos no leite para assegurar a qualidade do produto destinado ao consumo humano.
PALAVRAS-CHAVE: Leite, antibióticos, resíduos, detecção.

APPLICABILITY OF ANTIBIOTIC RESIDUE SCREENING TESTS FOR MILK oN DAIRY FARMS. This article presents the main principles for using commercially available test systems for antibiotic residues in milk, particularly in individual cows. Performance of different kits is analyzed in view of current information regarding false-positive and specificity indexes. Considerations are brought forth on the relevance of antibiotic residue tests for the quality assurance of intended for human consumption milk products.
KEY WORDS: Milk, antibiotics, residues, detection.

A ocorrência de resíduos de antibióticos no leite tem sido objeto de preocupação constante por parte das autoridades sanitárias, devido, sobretudo, aos efeitos tóxicos destes compostos sobre a saúde humana, além da possibilidade de favorecer o desenvolvimento de formas de resistência de microrganismos patogênicos (World Health Organization, 1990). Por este motivo, recomenda-se o monitoramento freqüente de resíduos de medicamentos e seus derivados metabólicos no leite, adotando-se, como referência, os limites estabelecidos através de agências internacionais (Boeckman & Carlson, 1997).
O controle de resíduos de agentes antimicrobianos no leite é particularmente importante, também, para a indústria de produtos lácteos, devido aos prejuízos causados pela interferência destes compostos no desenvolvimento das culturas lácteas largamente empregadas em fábricas de laticínios (Spreer, 1991).
Neste contexto, a produção intensiva de leite de alta qualidade, e sem resíduos de antibióticos, reveste-se de extrema importância para os produtores, ao se considerar os prejuízos e as penalidades decorrentes da rejeição do leite contaminado com valores acima dos níveis de tolerância. Considerando a elevada prevalência de mastites e outras enfermidades que acarretam o uso de drogas antimicrobianas em vacas leiteiras, em nossas condições, torna-se necessário disponibilizar aos produtores instrumentos eficazes que permitam assegurar a produção de leite isento de resíduos de antibióticos.
No presente trabalho, são apresentados os critérios para a utilização dos principais conjuntos comercialmente disponíveis para a detecção de resíduos de antibióticos no leite individual de vacas leiteiras.
Características dos conjuntos analíticos para detecção de antibióticos
Nas últimas décadas, foram desenvolvidas diversas metodologias analíticas para a detecção rápida de resíduos de drogas antimicrobianas no leite. Estas técnicas encontram-se disponíveis no mercado sob a forma de conjuntos de reativos prontos para uso em condições de campo. Os conjuntos foram inicialmente desenvolvidos para utilização em plataformas de recebimento de leite nas usinas, porém, têm sido aplicados, também, em propriedades rurais, para verificar a presença de resíduos no leite armazenado nos tanques ou proveniente de vacas mantidas sob tratamento com antibióticos (Andrew, 1997).
Os conjuntos mais antigos apresentam, como princípio, a inibição do crescimento de espécies de bactérias sensíveis, o que possibilita a sua aplicação em diferentes tipos de amostras, como urina, soro e vários tecidos. A análise é executada em placas, utilizando-se um disco ou swab estéril posto em contato com o fluido ou tecido suspeito de conter resíduos. O swab é, então, posicionado na placa de ágar contendo a bactéria sensível ao antibiótico, após o que é incubado por 8 a 12 horas, dependendo do conjunto utilizado. A zona de inibição de crescimento bacteriano circundante ao swab indica a presença de antibiótico na amostra. Na atualidade, estes conjuntos são utilizados, principalmente, para a detecção de resíduos de drogas antimicrobianas em carcaças de animais de abate (Cullor, 1992).
A inibição do crescimento microbiano pode ser avaliada, também, através de indicadores colorimétricos. Os sistemas que empregam esta técnica são conhecidos pela sigla BsDA (Bacillus stearothermophilus Disk Assay), considerados oficiais para a detecção de resíduos de antibióticos b-lactâmicos no leite (Katz & Siewierski, 1995). Diferentemente dos testes de placa, a inibição microbiana é constatada usando-se um indicador de pH, cuja cor é alterada na presença de compostos ácidos produzidos pelo B. stearothermophilus. Deste modo, se a amostra contém resíduos, o crescimento bacteriano é inibido e a mudança de cor não ocorre.
Os métodos que empregam princípios microbiológicos, contudo, apresentam certas desvantagens, pois necessitam equipamentos e conhecimento técnico especializado para sua execução; além disso, os resultados não são imediatos, somente drogas antibacterianas são detectáveis e a interferência de outras substâncias pode provocar resultados falso-positivos (Andrew et al., 1997).
Recentemente, novos métodos analíticos, baseados em reações imunológicas e/ou enzimáticas foram aprimorados, oferecendo uma alternativa prática aos sistemas microbiológicos. Entre as vantagens destas técnicas, destacam-se rapidez e simplicidade de execução, menor conhecimento técnico exigido para suas operações, maior especificidade para determinados antibióticos e possibilidade de detecção de outros agentes antimicrobianos, além de antibióticos. Os conjuntos que empregam princípios imunológicos baseiam-se na competição por sítios de ligação em receptores de células bacterianas que são específicos para várias classes de antibióticos. Os receptores bacterianos são adicionados à amostra de leite, juntamente com antibióticos conjugados com isótopos radioativos (radioimunoensaio) ou enzimas (ELISA). A concentração de resíduos na amostra pode ser avaliada através de radiometria ou colorimetria, sendo diretamente proporcional ao número de sítios receptores ocupados pelo antibiótico não marcado (Seymour et al., 1988).
Vantagens da aplicação do teste individual em vacas leiteiras
A abordagem tradicional de controle de resíduos de antibióticos no leite preconiza a análise de amostras colhidas nas plataformas das usinas ou no tanque de armazenagem de leite nas propriedades rurais. Existem, no entanto, diversas vantagens em analisar individualmente o leite de vacas que foram tratadas com antibióticos, porém as principais estão relacionadas aos aspectos econômicos e de qualidade do leite produzido. O primeiro é justificado pelo fato de que, se a análise do tanque for positiva para resíduos, o impacto financeiro será muito maior que o decorrente de um resultado positivo para uma vaca. A qualidade do leite produzido, por outro lado, também é assegurada, pois o teste individual das vacas previne a contaminação de todo o produto ordenhado e recolhido no tanque. É importante lembrar que a adição de leite contendo antibióticos, ao leite não contaminado, nem sempre consegue diluir os resíduos no leite de mistura até os níveis de tolerância.
Os testes seletivos são instrumentos auxiliares de grande valia, pois permitem monitorar o intervalo de carência após a aplicação de antibióticos, assegurando que níveis residuais no leite de vacas tratadas sejam menores que os tolerados, antes da adição ao tanque (Andrew, 1997; Corlett, 1997). Porém, alguns cuidados devem ser observados:

  • - A escolha do tipo de conjunto deve levar em consideração a sensibilidade desejada para o antibiótico pesquisado, conforme exemplificado no Quadro I. Isto possibilita ao produtor a detecção de drogas específicas usadas no tratamento do animal, o que conseqüentemente aumenta a precisão analítica para tais substâncias.
  • - Os antibióticos podem ser administrados em doses diferentes das preconizadas na bula. Assim, os períodos de carência podem não corresponder ao esperado, o que obriga a execução das análises após um período maior ao recomendado para uma determinada droga.
  • - Vacas que manifestam sinais evidentes de mastite clínica devem ser monitoradas por período mais prolongado em relação às vacas sadias, para verificar a eliminação do antibiótico.

  • Fatores que podem causar resultados falso-positivos
    Diversos trabalhos indicam que os produtores de leite que se utilizam de testes seletivos para a avaliação de antibióticos no leite possuem menor incidência do produto contendo resíduos (Andrew et al., 1997; Bishop et al., 1985). Deve-se ressaltar, contudo, que o desempenho dos conjuntos pode variar amplamente quando utilizado no leite de diferentes animais, afetando, principalmente, a capacidade do teste em detectar resíduos em amostras comprovadamente positivas. Com relação aos antibióticos ß-lactâmicos, alguns trabalhos demonstram que a especificidade é menor quando realizado no leite de animais acometidos de mastite clínica (Cullor, 1992; Van Eenennaam et al., 1993).
    A ocorrência de resultados falso-positivos indica a presença de altos níveis de antibióticos no leite de vacas não tratadas, ou que contém resíduos em concentrações abaixo dos níveis de tolerância. As conseqüências deste problema recaem principalmente sobre o produtor, acarretando perdas econômicas consideráveis devido ao descarte indevido de leite.
    Resultados falso-positivos, cujos valores variaram de 0 a 83%, foram reportados para diversos testes ß-lactâmicos, quando estes foram usados individualmente em vacas (Andrew et al., 1997; Bishop et al., 1985; Seymour et al., 1988; Van Eenennaam et al., 1993).
    A contagem de células somáticas (CCS) aumenta no leite durante a infecção intramamária, acompanhada de uma rápida elevação de componentes do plasma, devido à resposta inflamatória (Spreer, 1991). Estes componentes mantém-se em níveis elevados mesmo após o tratamento e, dependendo do principio analítico do teste, poderão interferir no resultado do teste (Carlsson et al., 1989). Os efeitos da CCS sobre a ocorrência de falsos-positivos não são ainda conclusivos, embora alguns estudos indiquem maior proporção deste tipo de resultado no leite com CCS acima de 2.500.000/mL, conforme evidenciado na Tabela 1.
    Os percentuais de gordura e proteína do leite também podem variar amplamente de um animal para outro, assim como entre raças, estágios de lactação e condições da infecção intramamária (Sischo & Burns, 1993). As variações destes constituintes influenciam significativamente os resultados dos testes de resíduos, quando utilizados individualmente em vacas. Andrew et al.(1997) obtiveram um aumento na probabilidade de falsos-positivos possivelmente relacionado com o aumento na gordura e/ou proteína do leite.
    A amostragem do leite também constitui fator relevante para uma boa realização do teste. Recomenda-se desprezar os primeiros jatos de leite, uma vez que estes são geralmente ricos em CCS, em comparação à composição total do leite produzido pela vaca e, conseqüentemente, podem acarretar uma maior proporção de falsos-positivos em relação ao leite de mistura (Cullor, 1992; Van Eenennaam et al., 1993).
    É importante ressaltar que os conjuntos de reativos necessitam de condições adequadas de armazenagem e execução, pois, como material biológico, são sensíveis às variações do ambiente. Assim, deve-se procurar mantê-los em temperatura conveniente para conservação, bem como realizar o teste em sala apropriada para esta finalidade, evitando a ocorrência de resultados falso-positivos. Além disso, as orientações fornecidas pelo fabricante devem ser seguidas rigorosamente, principalmente no que se refere à alíquota de leite tomada para o ensaio, ao uso adequado dos reagentes e cumprimento dos períodos de incubação, quando necessários.
    Recomendações para o uso dos conjuntos em propriedades rurais
    A implementação de um programa efetivo de controle de mastites constitui a principal forma de reduzir o uso de antibióticos nos animais e, conseqüentemente, o risco de ocorrência de resíduos no leite. Deste modo, os programas devem contemplar, necessariamente, o monitoramento de resíduos através da utilização de sistemas analíticos apropriados, considerando-se os seguintes critérios:

  • - Após o tratamento, observar e respeitar o período de carência da droga;
  • - Escolher o conjunto apropriado para a detecção dos antibióticos usados na propriedade;
  • - Testar apenas o leite que se encontra visualmente normal, sem grumos e floculações;
  • - Se o resultado for positivo, repetir o teste em amostras duplicadas;
  • - Se persistir o resultado positivo, confirmar com nova amostragem após 24 horas, verificando a ocorrência de altos níveis de CCS;
  • - Caso haja confirmação do resultado positivo, enviar uma amostra para análise na usina processadora de leite.

  • A adoção dos procedimentos acima pode, de fato, reduzir as perdas econômicas decorrentes de resultados falso-positivos. Isto é particularmente importante para os produtores, tendo em vista a entrada em vigor, a partir de janeiro/2000, de legislação concernente aos critérios de qualidade do leite recebido pelas usinas, que deverão incluir limites de tolerância para resíduos de antibióticos ß-lactâmicos. Contudo, a interpretação dos resultados destes conjuntos deve ser cuidadosa, devido à sua natureza qualitativa. Pesquisas são necessárias para o desenvolvimento de conjuntos mais específicos e com sensibilidade adequada aos limites de tolerância para os diversos tipos de antibióticos empregados na produção leiteira.

    Andrew, S.M. Antibiotic residue tests for individual cows - an update. Proc. Annu. Meet. Nat. Mastitis Council, p.191- 201, 1997.
    Andrew, S.M.; Frobish, R.A.; Paape, M.J.; Maturin, L.J. Evaluation of selected antibiotic residue screening tests for milk from cows and examination of factors that affect the probability of false-positive outcomes. J. Dairy Sci., v.80, p.3050- 3057, 1997.
    Bishop, J.R.; Bodine, A.B.; O'Dell, G.D.; Janzen, J.J. Quantitative assay for antibiotics used commonly in treatment of bovine infections. J. Dairy Sci., v.68, p.3031- 3036, 1985.
    Boeckman, S. & Carlson, K.R. Milk and dairy beef residue prevention protocol. Arlington: Agri-Education, 1997.
    Carlsson, A.; Bjorck, L.; Persson, K. Lactoferrin and lysozyme in milk during acute mastitis and their inhibitory effect in Delvotest P. J. Dairy Sci., v.72, p.3166- 3175, 1989.
    Corlett, J.N. Findings in field investigations of residue
    violations. Proc. Annu. Meet. Nat. Mastitis Council, p.186-189, 1997.
    Cullor, J.S. Cowside testing antibiotic residues: problems and solutions. Proc. Annu. Meet. Nat. Mastitis Council, p.154-158, 1992.
    Katz, S.E. & Siewierski, M. Bacillus stearothermophilus disc assay: a review. J. Assoc. Off. Anal. Chem. Int., v.78, p.1408-1412, 1995.
    Seymour, E.H.; Jones, G.M.; McGilliard, M.L. Comparisons of on-farm screening tests for detection of antibiotic residues. J. Dairy Sci., v.71, p.539- 544, 1988.
    Sischo, W.M. & Burns, C.M. Field trial of four cowside antibiotic-residue screening tests. J. Amer. Vet. Med. Assoc. , v.202, p.1249-1254, 1993.
    Spreer, E. Lactologia industrial. 2. ed. Zaragoza: Acribia, 1991.
    Van Eenennaam, A.L.; Cullor, J.S.; Perani, L.; Garddner, I.A.; Smith, W.L.; Dellinger, J.; Guterbock, W.M. Evaluation of milk residue screening tests in cattle with naturally occurring clinical mastitis. J. Dairy Sci., v.76, p.3041-3053, 1993.
    World Health Organization. Evaluation of certain veterinary drug residues in food. Geneva: who, 1990. (Tecnhical Report Series, 799).

    Recebido para publicação em 21/6/99

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário